Natal na Cozinha 03: Pasta Americana [último post sobre Natal, juro!]


Vou tentar um post curto depois do último, gigantesco. Nesse Natal tive uma encomenda grande de muffins decorados com pasta americana. No ano passado já havia tido, mas menor, pois eu estava cheio de compromissos fora da cozinha.
Os muffins cobertos por pasta americana são bem comuns nos EUA, porém eu não gosto muito por dois motivos: primeiro que a massa de muffin que fazem é tão básica que parece um pedaço de esponja de banho; segundo que pasta americana não é lá algo muito saboroso, convenhamos. Ok, visualmente fazem coisas lindas com a pasta, eu sei... mas prefiro mil vezes um bom muffin de chocolate coberto com uma pitanga de ganache. Enfim.
Optei então por uma massa de baunilha com gotas de chocolate, bem molhadinha, e colei a pasta no muffin com doce de leite, pra ficar bem saboroso. Para colar pasta na pasta, não arrisquei usando água, usei Soft Brilho mesmo, que é um produto comestível, sem sabor e próprio pra isso.
A pasta americana que usei é comprada pronta, e tem sabor chocolate branco, então não é tão sem graça quanto as tradicionais [ok, não estou sendo imparcial..rs]. Não preciso dizer que escolher uma pasta de boa qualidade é fundamental. Geralmente minha mãe faz a pasta americana na padaria, mas dessa vez não tive tempo de buscar e não arrisquei fazer sozinho.
Defini três decorações diferentes: Árvore de Natal, Guirlanda e Papai Noel. Segue abaixo a receita super simples do muffin e um passo a passo [que fiz no photoshop, já que não fotografei o passo a passo real] da decoração Papai Noel, que é mais complicadinha.


Ah, aqui não posso deixar de agradecer imensamente a uma senhora que, desesperado de medo que a pasta americana pudesse derreter com o calor, e sem ter a quem perguntar, encontrei no google. Havia uma página com os muffins lindos que ela faz e o telefone. Ela me atendeu, deve ter estranhado muito, um louco ligando pra perguntar se a pasta ia derretar, mas me ajudou muito! O nome era algo como Henriqueta de Lavras, mas não tenho certeza... se você ler isso, me desculpe por não lembrar seu nome, mas obrigadíssimo, me ajudou demais! ; )

Muffins de Baunilha com Gotas de Chocolate
 [rende 12 grandes]

Ingredientes:
1 e 3/4 de xícara de farinha de trigo peneirada;
1 colher (sopa) generosa de fermento em pó peneirado;
1 colher (chá) de bicarbonato de sódio peneirado;
3/4 de xícara de açúcar peneirado;
1 pitada de sal peneirado;
3/4 de xícara de gotas de chocolate meio-amargo, mais 1/4 de xícara para decorar;
1 xícara de leite;
1/3 xícara mais duas colheres de óleo;
1 ovo;
1 colher de baunilha.

Modo de preparo:
Pré-aqueça o forno a 200°. Misture a farinha, o fermento, o bicarbonato, o açúcar e o sal. À parte, misture o leite, o óleo, o ovo e a baunilha. Acrescente os ingredientes líquidos aos secos de uma vez. Misture apenas até incorporar, lembrando que a massa de muffins deve ficar "empelotada" mesmo. Misture as gotas de chocolatepassadas na farinha à massa. Encha forminhas de muffin até 2/3 da capacidade. Distribua as gotas restantes por cima da massa, e asse por 15 ou 20 minutos, fazendo o teste do palito. Decore, depois de completamente frio. Aqui , no passo-a-passo, a decoração de Papai Noel:

Clique na imagem para visualizar o passo a passo em tamanho grande!

Comentários

  1. Estou tentando entender sua história... você é estudante de que, em São Carlos não tem engenharia de alimentos, tem? :-) Sua mãe tem padaria e você aprendeu com ela estas coisas lindas? Por mim pode continuar com posts de Natal, estou achando muito joia e interessante este lado criativo seu. Bjs

    ResponderExcluir
  2. Que delícia esse muffin, hein?!
    Achei uma receita muito boa e fiz mês passado, mas acredita que agora não encontro de jeito nenhum?
    Enquanto não organizo meus montes de papéis de receitas, experimentarei a sua!

    Adorei o blog, viu? Tá de parabéns!

    =*

    ResponderExcluir
  3. Oi Cris! Sou estudante de arquitetura, na verdade (nada a ver com comida, né). Meus pais tinha padaria, acho que de onde veio meu gosto pela coisa! Hoje minha mãe é confeiteira ainda, mas na padaria ds outros.rs

    Obrigado pela visita, meninas! Voltem sempre :D

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Seu comentário é muito importante para nós ;P