Angel Food Cake {Bolo de Claras} com Calda de Maracujá



Olá, tudo bem?
Quando você se aventura na cozinha e toma gosto pela coisa, esteja avisado: você vai precisar de armários maiores. 
É sério, enquanto alguns adoram andar de carro novo ou ter um celular de última geração ou gastar o que pode e o que não pode com roupas e sapatos, eu faço minhas pequenas estripulias financeiras nas lojas de  produtos para cozinha: panelas, equipamentos, fôrmas diferentes, ingredientes não muito comuns, inutilidades bonitinhas, tigelas estilosas, cortadores de biscoito e bicos de confeitar são minha perdição! 
Por sorte, ultimamente acabei me descobrindo um forte candidato à pão-durice, então meus gastos em geral são controlados. Esperei mais de ano, por exemplo, até comprar minha batedeira vermelha num bom preço - hoje ela custa mais que o dobro e sempre que eu vejo a propaganda da loja abro um sorrisinho por dentro. Mas tenho lá meus pecadinhos - comprei panela de ferro esmaltada sonho de consumo e usei no máximo umas 3 vezes, porque não cozinho em casa. Mas é tão linda que já até me perdoei. rs
Minha última aquisição culinária foi uma fôrma de Chiffon Cake. E pra essa eu não tinha desculpa: é uma fôrma utilizada para tipos muito específicos de bolo, leves e aerados como o Chiffon, o Sponge americano e o bolo de claras. Aparentemente uma fôrma de buraco no meio comum, ela tem diferenças importantes. Primeiro que o cone e o fundo são removíveis, coisa rara em fôrma de buraco no meio. Segundo que ela vem com um tipo de pedestal estranho onde a fôrma se encaixa, de ponta cabeça! E terceiro, e para mim a mais gritante das diferenças, é que ela é enorme - nas fotos não dá para ter muita noção disso, mas ela é realmente grande, com 25cm de diâmetro e 11cm de altura [você toma um susto ao desenformar seu primeiro bolo em uma fôrma dessas!].
Fiquei tão empolgado que usei a fôrma logo na tarde em que chegou: fiz um Chiffon de limão e sementes de papoula delicioso, que acabou antes de conseguir tirar uma foto sequer [vou fazer novamente em breve, e posto a receita aqui]. Esse bolo de claras foi o segundo.
Diferente do bolo Chiffon, que leva quase uma dúzia de gemas e um bocado de óleo na massa, o Angel Food Cake americano é um bolo sem gordura nenhuma - basicamente claras, açúcar e farinha. Leve, delicioso e super versátil, o resultado é um bolão que pode ser saboreado puro ou coberto e recheado, como eu quis fazer nessa versão com maracujá e creme batido.
Espero que gostem!

Ah, eu já fiz bolo de claras em forma de buraco no meio comum, há muito tempo atrás. Fica meio difícil de desenformar e provavelmente a massa não vá caber toda em uma fôrma só, mas acho que vale a tentativa. Se você preferir comprar, a fôrma de Chiffon importada é desnecessariamente cara, mas existem modelos nacionais genéricos iguais e com preço mais em conta. 



Angel Food Cake {ou Bolo de Claras} com creme e calda de Maracujá
[receita retirada daqui, rende um bolo de 25cm de diâmetro e 11cm de altura]

Ingredientes para a massa:
1 e 1/4 xícaras [125g] de farinha para bolo* peneirada;
1 e 1/2 xícaras [300g] de açúcar refinado;
1 e 1/2 xícaras [360ml] de claras em temperatura ambiente [aqui deram 11 claras];
1 colher de chá de cremor tártaro [se não encontrar, não use];
1/2 colher de chá de sal;
1 colher de sopa de suco de limão;
2 colheres de chá de extrato de baunilha;
1/2 colher de chá de extrato de amêndoas [usei licor Amaretto].

Ingredientes para a montagem:
Poupa de 2 maracujás grandes;
1/2 xícara de açúcar refinado;
1 xícara de creme de leite fresco gelado.

Prepare a massa:
Preaqueça o forno a 180 graus.
Em uma tigela grande peneire juntas a farinha para bolo e 3/4 de xícara [150g] do açúcar refinado. Reserve.
Na batedeira [se for planetária, use o batedor Globo ou Fouet] bata as claras, em velocidade média baixa, até começar a espumar. Acrescente o cremos tártaro, o sal e o suco de limão e bata em velocidade média até conseguir picos moles.
Com a batedeira ligada vá adicionando o açúcar restante [os outros 3/4 de xícara, ou 150g] bem devagar, uma colherada por vez, até conseguir picos firmes, lisos e brilhantes [ leva mais ou menos 5 minutos - o truque para saber se está no ponto é mergulhar o batedor no merengue, retirar e erguê-lo - o merengue deve formar uma ponta que não se dobra sobre si mesma]. Raspe as laterais da tigela, adicione a baunilha e o extrato de amêndoas e bata só para incorporar. Desligue a batedeira.
Peneire 1/4 da mistura de farinha e açúcar sobre as claras, misturando com uma colher grande, com movimentos delicados circulares de cima para baixo, até homogeneizar mas tomando muito cuidado para não perder o volume das claras. Peneire mais 1/4 e incorpore delicadamente novamente, e assim com o restante da mistura, em 4 vezes.
Passe a massa para a fôrma de Chiffon Cake sem untar nem enfarinhar. Corra uma faquinha ou espátula pela massa dentro da fôrma, para desmanchar quaisquer bolhas de ar.
Leve o bolo ao forno por cerca de 40 a 45 minutos. O bolo estará pronto quando um palitinho de madeira enfiado na massa saia limpo e seco. Tome cuidado para não assar demais o bolo.
Retire o bolo do forno e imediatamente vire a fôrma sobre o suporte, para que o bolo esfrie totalmente [pelo menos por uma hora e meia] estando de ponta cabeça - esse tipo de bolo acaba murchando e abaixando enquanto esfria, o que é resolvido quando o bolo é deixado de ponta cabeça.

Enquanto isso prepare a calda:
Em uma panelinha coloque a polpa de maracujá e o açúcar. Leve ao fogo médio, mexendo de vez em quando, até o açúcar se dissolver completamente e formar uma calda [cerca de 5 minutos]. Deixe esfriar.
Na batedeira ou com um fouet, bata o creme de leite fresco bem gelado até conseguir picos médios. Reserve na geladeira até a montagem.

Na hora de montar: 
Passe uma faquinha ou espátula fina por toda a lateral do bolo e vire-o para desenformar. Para retirar o fundo, é só passar a faquinha entre o bolo e o fundo removível.
Com uma régua, marque a metade do bolo em vários pontos. Corte-o seguindo as marcações, usando uma faca de serra e com bastante cuidado.
Retire a metade de cima do bolo, recheie a parte de baixo com o creme de leite batido e colheradas da calda fria de maracujá, coloque a outra metade da massa e por cima espalhe o restante do creme e da calda de maracujá. Sirva em seguida.
O bolo é mais gostoso servido no dia em que é feito, mas pode ser guardado na geladeira por alguns dias.

*A farinha de bolo é uma mistura de farinha de trigo comum e amido de milho. Meça 1 e 1/4 de xícara de farinha comum, retire uma colher de sopa cheia de farinha da medida e complete com 1 colher de sopa cheia de amido.

Comentários

  1. Lindooooo! Está perfeito, deve ser tão bom!!

    E quanto aos gastos, como eu te entendo :) Não cabe mais nada na minha cozinha e eu continuo a comprar. Até mesmo um armário de sala para loiças e livros de culinária já comprei. É um vicio que gosto de pensar que é saudável :) Beijinhos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah, mto obrigado, Natacha!
      To precisando comprar armário tb..kkk. É muita tralha e pouco espaço.

      Bjo! :)

      Excluir
  2. Ah, Richie, admito: providenciei minha forma em uma viagem aos EUA.
    Paguei a delícia de 10 doletas em tempos de dólar a R$ 2,50.
    Usei pouco, mas babo só de vê-la no armário!! ;)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. To nessas tb, Lia! É uma fôrma bonitona, né? Imponente. E das gringa deve ser mais ainda!

      Abraço e mto obrigado!

      Excluir
  3. Ah! Se alguém mais for à gringa, encontrei a minha no Walmart. ;)
    A manha é comprar online e mandar entregar no hotel, assim vc nem precisa gastar tempo correndo atrás.
    (se bem que isso é bem divertido por lá!)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ixi, se eu for pros EUA nem vou ver ponto turistico, vou me enfiar em tudo o que é supermercado!rsrsrs Aqui no Brasil quando vou pra cidades grandes já faço isso hehe

      Excluir
  4. Por esses dias, foi um culinarista ensinar a fazer o bolo chiffon, na Ana Maria Braga e deu dicas preciosas sobre o bolo e a forma. Vale a pena garimpar o vídeo no site do programa.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ahh, eu não vi! Vou procurar lá, para meu próximo bolo Chiffon! Mto obrigado pela visita e pela dica, Lili! :D

      Excluir
  5. Oi Richie,
    Nós, cozinheiros, e nossas paixões...E haja armários.Essa forma, por exemplo, já vai ser meu novo objeto de desejo rsr
    E esse bolo? Como sempre você deixando a gente com água na boca.
    Bj,
    Lylia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que gostou, Lylia! Acho que essa fôrma vale a pena, viu.. nao é cara e é tamanho família!rsrsrs
      bjo e mais uma vez mto obrigado!

      Excluir
  6. Deve estar uma delicia!
    Richie eu me identifico muito com você pois adoro uma Inutilidade para o Lar kkk.
    Não tenho mais lugar pra enfiar tanta coisa.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hahaha ossos do ofício [ou do hobby] né?! Abraço, mto obrigado! :)

      Excluir
  7. Que bolo fantástico bolo de claras é mesmo comida de anjo não há dúvida ... ai no outro dia vi umas formas da nordicware no tkmaxx mas mesmo assim eram caras :\ mal posso esperar para começar a trabalhar, só n sei onde vou guardar tanta tralha XD Maracujá e bolo de claras huuuuum que sonho!

    www.therasiathecook.blogspot.com

    ResponderExcluir
  8. Olá Richie lendo seu post consegui me rever nele, eu também sou louca por coisas de cozinha. Quanto ao bolo nem e preciso falar mais uma delícia. Beijinho aqui de Portugal

    ResponderExcluir
  9. Olá Richie lendo seu post consegui me rever nele, eu também sou louca por coisas de cozinha. Quanto ao bolo nem e preciso falar mais uma delícia. Beijinho aqui de Portugal

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Seu comentário é muito importante para nós ;P